[3.3] Fórum

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Na aula 3.3 a professora Mônica Hoff apresenta um conjunto de reflexões e questionamentos sobre arte e educação. E cita diversas experiências em ações educativas em arte que tornaram-se referência ao longo do tempo, no Brasil e na América Latina especialmente. 


Ao final de seu texto, Mônica nos presenteia com uma lista de caminhos possíveis para pensarmos uma atuação em arte e educação de forma política e poética.  


a) fazendo juntxs, não apenas pensando juntxs;

b) criando outras formas de encontro;

c) construindo espaços heterogêneos (de afeto, saber,  aprendizagem, troca), com características próprias e atmosferas distintas, em que  cada um se envolve ao seu modo;

d) que a escala de 1/1 é tão poderosa quando a escala de 1/100;

e) coimaginando> coaprendendo> colaborando = coletivo e  singular / singular e coletivo;

f) assumindo riscos e contradições;

g) compreendendo prática artística, pensamento crítico e imaginação política como coisas indissociadas;

h) deixando para trás a noção de arte como sinônimo de objeto

artístico e de experiência como coisa imediata - a experiência é lenta, ganha o corpo e o corpo pensa por si;

i) entendendo que, em termos de educação, a satisfação nunca estará garantida, tampouco em termos de arte;

j) repensando a temporalidade das coisas / habitando o tempo;

k) nublando categorias, não para dissolvê-las, senão para pensar novas possibilidades para uma e outra;

l) trabalhando de forma transversal, irregular, ambulante e intergeracional;

m) atuando taticamente dentro do sistema e estrategicamente fora dele, como sugere Paulo Freire (1978);

n) "traindo" nossa branquitude e nossas práticas e pensamentos racistas, colonialistas e misóginos;

o) entendendo que prazer, alegria e pensamento crítico podem ser transformadores juntos;

p) apostando em processos que ainda não existem e que, portanto, não têm nome, instrução, modelo ou garantia;

q) construindo práticas emancipadoras (sobretudo de si mesmas);

r) compreendendo a produção de conhecimento como uma produção de si;



A partir desta lista convidamos vocês a apresentarem iniciativas ou experiências em Mediação Cultural que  contemplem as premissas acima. Valem desde iniciativas ligadas à educação em espaços educativos (museus, centros de arte, equipamentos culturais) a atividades realizadas em atividades de natureza comunitária. 


Valor: 0,5 pt

Prazo: disponível até  01 de outubro



Referências


Mediação cultural - construção de sentidos ético-estéticos na educação não-formal

Disponível em:  https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655678


Um estudo de caso sobre a mediação cultural

Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19356.pdf