Na aula 3.3 a professora Mônica Hoff apresenta um conjunto de reflexões e questionamentos sobre arte e educação. E cita diversas experiências em ações educativas em arte que tornaram-se referência ao longo do tempo, no Brasil e na América Latina especialmente.
Ao final de seu texto, Mônica nos presenteia com uma lista de caminhos possíveis para pensarmos uma atuação em arte e educação de forma política e poética.
a) fazendo juntxs, não apenas pensando juntxs;
b) criando outras formas de encontro;
c) construindo espaços heterogêneos (de afeto, saber, aprendizagem, troca), com características próprias e atmosferas distintas, em que cada um se envolve ao seu modo;
d) que a escala de 1/1 é tão poderosa quando a escala de 1/100;
e) coimaginando> coaprendendo> colaborando = coletivo e singular / singular e coletivo;
f) assumindo riscos e contradições;
g) compreendendo prática artística, pensamento crítico e imaginação política como coisas indissociadas;
h) deixando para trás a noção de arte como sinônimo de objeto
artístico e de experiência como coisa imediata - a experiência é lenta, ganha o corpo e o corpo pensa por si;
i) entendendo que, em termos de educação, a satisfação nunca estará garantida, tampouco em termos de arte;
j) repensando a temporalidade das coisas / habitando o tempo;
k) nublando categorias, não para dissolvê-las, senão para pensar novas possibilidades para uma e outra;
l) trabalhando de forma transversal, irregular, ambulante e intergeracional;
m) atuando taticamente dentro do sistema e estrategicamente fora dele, como sugere Paulo Freire (1978);
n) "traindo" nossa branquitude e nossas práticas e pensamentos racistas, colonialistas e misóginos;
o) entendendo que prazer, alegria e pensamento crítico podem ser transformadores juntos;
p) apostando em processos que ainda não existem e que, portanto, não têm nome, instrução, modelo ou garantia;
q) construindo práticas emancipadoras (sobretudo de si mesmas);
r) compreendendo a produção de conhecimento como uma produção de si;
A partir desta lista convidamos vocês a apresentarem iniciativas ou experiências em Mediação Cultural que contemplem as premissas acima. Valem desde iniciativas ligadas à educação em espaços educativos (museus, centros de arte, equipamentos culturais) a atividades realizadas em atividades de natureza comunitária.
Valor: 0,5 pt
Prazo: disponível até 01 de outubro
Referências
Mediação cultural - construção de sentidos ético-estéticos na educação não-formal
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655678
Um estudo de caso sobre a mediação cultural
Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19356.pdf