[3.2] Fórum

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Em sua aula, a professora Mara Pereira cita exemplos de projetos e ações contra hegemônicas, anticoloniais e antinormativas ligados a arte e educação. E, em sintonia com Bell Hooks e Luiz Rufino, também nos apresenta outras pedagogias. A partir dos conceitos e debates sobre interseccionalidades, antirracismo e decolonialidade, aponta formas de visibilizar e democratizar as ações culturais e educacionais.


Neste fórum pretendemos aprofundar a investigação a respeito de outras formas de pensar educação e arte a partir da educação não-formal. Segundo Gohn  (2006, p. 2)a educação não-formal:

"[...] designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor."


Que experiência de educação não formal em arte e cultura você conhece? Que outros aprendizados essa iniciativa aporta aos estudantes? Contextualize sua experiência indicando a que faixa etária se destina e qual vínculo mantém com a escola. Uma possibilidade para essa tarefa é buscarmos experiências coletivas, do terceiro setor, comunitárias que priorizem esses públicos (pop de rua, pessoas com deficiência, migrantes, etc.). 

Referência: 
GOHN, M. G. Educação não formal na pedagogia social. An. 1 Congr.Intern. Pedagogia Social - Mar. 2006.


Orientação:  Em até um parágrafo apresente seu exemplo e suas reflexões. 

Valor: 0,5pt 

Prazo: 17 de setembro de 2023.