Ícaro, em seu texto, apresenta problemáticas ligadas ao universo da arte e de suas linguagens, e elenca uma série de disputas culturais, sociais, políticas e econômicas que estão relacionadas ao universo artístico, tais como linguagem, autoria e autenticidade. Atualmente vivemos um movimento por parte do mercado artístico de incorporar e abrir espaços para produções e criação de programas voltados para formação e difusão de artistas historicamente marginalizados e socialmente vulnerabilizados.
O percurso histórico apresentado por ele na videoaula nos leva a compreender a virada contemporânea dos museus e galerias sobre esse aspecto. Isso nos permite conhecer profissionais trans, mulheres, mães, pretxs, gordxs e integrantes dos grupos LGBTQIA+ acessando-os através de iniciativas promovidas com recursos de editais, fomentos e na ocupação de museus e espaços públicos com seus fazeres.
Neste fórum, propomos ampliar os sentidos, ultrapassar as fronteiras do conceito de arte e enriquecer os nossos olhares e repertórios. A ideia é que possamos compartilhar uma obra, de qualquer formato e linguagem, e seu artista/autor/criador que estejam ligados aos pontos que nos atravessaram.
Para isso, podemos usar qualquer tipo de mídia: vídeo, imagens, memes, áudios. Mas ressaltamos que, além da mídia, é preciso apresentar em até 05 linhas o artista/autor e utilizar um parágrafo para relacioná-lo com as questões apresentadas na aula.
A leitura indicada, de Vitor Grunvald (2009), nos deixa algumas pistas sobre pautas possíveis: a ação de coletivos, uso do espaço público, práticas políticas, a corporeidade, o contemporâneo e a ancestralidade, arte e ativismo, as novas mídias e técnicas e a "antiarte".
Orientações:
- Se possível insira a mídia ou o link na resposta, para fazer isso clique na opção AVANÇADO ao lado direito do item Responder.
- Na parte de cima desta caixa há a opção de inserir vídeo, link ou imagem.
- Apresente o autor em até 05 linhas; Argumente em um parágrafo de no máximo 12 linhas;
- Caso utilize um livro, podcast, filme ou documentário de longa duração, indique algum trecho em especial.
Prazo: 03/09/2023
Valor: 0,5pt