No texto da aula 1.3, Juliana Lopes apresenta características e ações de cultura e educação relacionadas às periferias urbanas voltadas para efetivação da cidadania, redução das desigualdades e o aprofundamento da democracia. Da mesma forma, Alexandre Pimentel aponta o contexto da territorialização da cultura a partir do Rio de Janeiro.
O convite deste fórum é para que construamos, de forma coletiva, as bases de uma política cultural e educacional territorializada.
Para isso, o primeiro passo será a indicação de um item ou requisito para a composição deste plano coletivo. O que é necessário para uma política cultural e educativa em espaços periféricos urbanos?
Essa informação será a sua contribuição que aparecerá na sistematização final. Para isso, escreva de forma sucinta em até 03 linhas. A ideia é que as propostas não se repitam e que cada um possa ler os posts dos colegas antes de lançar a sua proposta.
Caso queira, abaixo da proposta você pode compartilhar brevemente quais programas, projetos, ações culturais são referência e poderiam fazer parte de uma política pública territorializada (originadas no setor público, privado ou na sociedade civil).
A partir das trocas que gerarmos, montaremos um anteprojeto de política pública que permanecerá como um trabalho coletivo ao final deste fórum.
Exemplo de proposta:
- Realização de mapeamento local de escolas das redes pública e privada, artistas e espaços potencialmente disponíveis para atividades, com o objetivo de subsidiar as decisões dos projetos de cultura e educação no território.
Valor: 0,5pt
Prazo: 14/05/2023
Referência: A publicação Territorialidades de Práticas Culturais e Artísticas da Favela da Maré (RJ) é fruto de um mapeamento de iniciativas culturais do território produzidas por Jorge Luiz Barbosa e Lino Teixeira, diretor e pesquisador do Observatório de Favelas. Além de apresentar a metodologia aplicada e seus resultados, a ideia era investigar as questões culturais no Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro.