Ir para o conteúdo principal
FLACSO Brasil
  • Página inicial
  • Mais
Acessar
FLACSO Brasil
Página inicial
Expandir tudo Contrair tudo
  1. Esp_CE_2025_2
  2. Módulo 1
  3. [1.4] Bibliografia Complementar

[1.4] Bibliografia Complementar

Contorno da seção

  • Início
  • Módulo 1
  • Metodologia de Pesquisa I
  • Módulo 2
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Módulo 3
  • Metodologia da Pesquisa III
  • Módulo 4
  • Metodologia da Pesquisa IV
  • Desenvolvimento de TCC
Condições de conclusão

AGUIAR, J.; MOREIRA, C. R. B. S. A infância do Brasil. Porto Alegre: Avec, 2017.

ARIES, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5525040/mod_resource/content/2/AR%C3%88S.%20Hist%C3%B3ria%20social%20da%20crian%C3%A7a%20e%20da%20fam%C3%ADlia_text.pdf

BORGES, Bianca. Os muros da escola: os desafios de jovens transgêneros para sobreviverem aos pátios e salas de aula no Brasil. UOL: TAB, 30 de julho de 2018. Disponível em: https://tab.uol.com.br/trans-escola/

BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude / organizado por Helena Abramo. Brasília: SNJ, 2014. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/69

FREITAS, Maria Virgínia. Jovens e escola: aproximações e distanciamentos. In: NOVAES, Regina et al. (orgs). Agenda Juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. Rio de Janeiro: Unirio, 2016.

PAIVA, Thais. Como a desigualdade de gênero se manifesta na educação das meninas. Centro de Referência em Educação Integral: notícias, reportagens, 08 de março de 2018. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-a-desigualdade-de-genero-se-manifesta-na-educacao-das-meninas

SILVA, Aniely. Relato de Experiência: ocupação das escolas secundaristas. In: MONTECHIARE, Renata; MEDINA, Gabriel (orgs.). Juventude e Educação: identidades e direitos. São Paulo: Flacso Brasil, 2019. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2019/02/Juventude_educacao.pdf

SILVA, Thábata Letícia Morais. Relato de Experiência: cooperativa de atores, raça e sexualidade. In: MONTECHIARE, Renata; MEDINA, Gabriel (orgs.). Juventude e Educação: identidades e direitos. São Paulo: Flacso Brasil, 2019. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2019/02/Juventude_educacao.pdf

THAYNÁ, Yasmin. Relato de Experiência – audiovisual e periferia. In: MONTECHIARE, Renata; MEDINA, Gabriel (orgs.). Juventude e Educação: identidades e direitos. São Paulo: Flacso Brasil, 2019. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2019/02/Juventude_educacao.pdf

 

Sites de Referência

Ação Educativa. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/ Cadernos Ciespi. Disponível em: http://www.ciespi.org.br

Observatório jovem. Disponível em: http://www.observatoriojovem.uff.br/

 

Vídeos Sugeridos

CONEXÃO FUTURA. Conheça o Estatuto da Juventude. Disponível em:

watch

LINKLATER, Richard. Boyhood: da infância à Juventude, Estados Unidos da América, 2014.

MEIRELLES, Renata. Território do brincar: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. Disponível em:https://territoriodobrincar.com.br/videos/documentario-territorio-do-brincar-dialogos-com-escolas/

MEIRELLES, Renata. Diálogos do brincar #11: a criança e as culturas populares. São Paulo: Instituto Alana, 2007. Disponível em: https://territoriodobrincar.com.br/bibliotecacat/dialogos-do- brincar/videoconferencia-11-a-crianca-e-as-culturas-populares/

Você acessou como visitante (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle
©Tema Trema