Ir para o conteúdo principal
FLACSO Brasil
  • Página inicial
  • Mais
Acessar
FLACSO Brasil
Página inicial
Expandir tudo Contrair tudo
  1. Esp_CE_2025_2
  2. Módulo 1
  3. [1.1] Bibliografia Complementar

[1.1] Bibliografia Complementar

Contorno da seção

  • Início
  • Módulo 1
  • Metodologia de Pesquisa I
  • Módulo 2
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Módulo 3
  • Metodologia da Pesquisa III
  • Módulo 4
  • Metodologia da Pesquisa IV
  • Desenvolvimento de TCC
Condições de conclusão
🔍 Fique atento!
Faça o download dos textos abaixo pelo Google Drive:  Aula 1.1 

📄 Textos

BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas culturais no Brasil. Coleção Cult. Salvador: Edufba, 2007. p. 37-60. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/138/4/Politicas%20culturais%20no%20 Brasil.pdf

CALABRE, Lia. Do Do‐in antropológico à política de base comunitária – 10 anos do Programa Cultura Viva: uma trajetória da relação entre Estado e sociedade. Políticas Culturais em Revista, v. 2, n. 7, p. 6 ‐ 25, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/12867

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, p. 45-57, jan./abr. 2008. Disponível em: http://scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf

COHN, Clarice; DAL’BÓ, Talita L. Ingresso de indígenas em cursos regulares nas universidades e desafios da interculturalidade: o caso da UFSCar. In: OLIVEIRA, Lucia Alberta Andrade (org.) A questão indígena na educação superior. Cadernos GEA, n. 10, jul-dez, 2016. p. 27-37. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/12/Caderno-GEA-10-digital.pdf

DUPIN, Giselle. Dez anos da Convenção da Diversidade Cultural: contribuições para um balanço. In: KAUARK, Giuliana; BARROS, José Marcio; MIGUEZ, Paulo (orgs.). Diversidade Cultural: políticas, visibilidades midiáticas e redes. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 15-58. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18127 

FREIRE, Regina Cavalcanti. Resenha: Lévi‐Strauss, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, capítulo XVIII, p. 328-366. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/download/896/738

MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. Disponível em: https://educarparaomundo.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/07/moreira-candau-multiculturalismo-diferenc3a7as-culturais-e-prc3a1ticas-pedagc3b3gicas.pdf 

UNESCO. Re-pensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento. Resumo. Relatório Global da Convenção de 2005. Unesco, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260678_por

 
🎥 Vídeos

Gilberto Gil. Todo trabalho humano é cultura e pela cultura. Viva Cultura Viva. Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=_IBOtGyZrIE

Kimberle Cremshaw. A urgência da interseccionalidade. Disponível em:

watch

Futuro Latino Americano. Qué es la interculturalidade? Disponível em:

watch

 
🌐 Sites

A Cor da Cultura. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/9266 

Plano Nacional de Cultura. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/plano-nacional-de-cultura/pnc

Gênero e diversidade nas escolas - GDE. Formação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Centro latino‐americano em sexualidade e direitos humanos; Instituto de Medicina Social, UERJ. Disponível em:https://clam.org.br/ 

Cronologia de documentos internacionais sobre a diversidade cultural. Observatório da Diversidade Cultural. Disponível em: https://observatoriodadiversidade.org.br/wp content/uploads/2020/07/Boletim-V8 8-Junho-Tecnico-2020.pdf

Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC. Disponível em: http://sniic.cultura.gov.br/

Você acessou como visitante (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle
©Tema Trema