PERSPECTIVAS FEMINISTAS: CUIDADOS, TRABALHO DOMÉSTICO E MATERNIDADE
Section outline
-
O curso se dedicará a abordagens inovadoras que exploram diversas formas de conhecimento contemporâneo, com especial ênfase na contribuição de autoras mulheres. Será investigado o gênero acadêmico, abrangendo autores das áreas de sociologia e antropologia, bem como o gênero literário e as perspectivas ligadas aos ativismos. Nosso objetivo é ilustrar as transformações epistemológicas e político-culturais em relação a esses temas, destacando o crescente questionamento de modelos de desenvolvimento, tanto de direita quanto de esquerda. Avançamos em debates sobre a ideia de comuns e coletivismo, reconhecendo o valor das mulheres como produtoras da vida, especialmente aquelas racializadas e em posições subalternas. Também serão exploradas as possibilidades de perspectivas matriarcais como formas de resistência. Serão explorados debates teóricos atuais sobre reprodução social e cuidados, críticas à teoria do valor e contribuições decoloniais sobre o trabalho doméstico remunerado e não remunerado, incluindo autores como Vergès e Castro e discussões sobre matriarcado e os significados da maternidade, explorando se esta é uma potência ou uma forma de subordinação patriarcalizada.
Objetivos:
O objetivo do curso é analisar dimensões de reprodução social, abordando questões como cuidados, trabalho doméstico remunerado e não remunerado, e maternidade, destacando que essas dimensões fazem parte da reprodução da vida, tanto em níveis amplos quanto específicos. Será dada ênfase à perspectiva de gênero, explorando suas interconexões com classe e raça/etnia ao longo da história. Questionamos a concepção convencional de que esses temas estão restritos ao âmbito familiar e privado, muitas vezes moldados por interesses patriarcais e influenciados por uma ideologia universalista. Buscamos desvincular essas dimensões da esfera naturalizada do não valor, desafiando a noção de 'trabalho de mulher'.
Docente:
Mary Garcia Castro possui Doutorado em Sociologia (University of Florida); Pós-doutorado em Sociologia (UNICAMP); e em Estudos Culturais (CUNY University of New York). Pesquisadora Sênior na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais -FLACSO-Brasil; Pesquisadora Visitante Emérita na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/PPICS/NUDERG) com bolsa da FAPERJ e professora aposentada da UFBA .Desenvolve pesquisas sobre feminismos; trabalho doméstico remunerado; reprodução social; e estudos comparativos entre autoras afrodiasporicas e norte americanas, europeias e brasileiras sobre o tema maternidadesCronograma:
Aula 1: 21 de Fevereiro, das 19h às 21h - Debates sobre a nova Teoria da Reprodução Social e sobre Cuidados
Aula 2: 28 de Fevereiro, das 19h às 21h – Debates Contemporâneos sobre Cuidados como Política
Aula 3: 06 de Março, das 19h às 21h - Debates sobre o Trabalho Doméstico - não remunerado e remunerado
Aula 4: 13 de Março, das 19h às 21h - Maternidade em escritos de autoras nacionais e africanas
clique abaixo para acessar as aulas ao vivo:
https://meet.google.com/vto-pwrw-dszclique abaixo para acessar a pasta de materiais e bibliografia do curso:
https://drive.google.com/drive/folders/1Z92eu37hDgZJthy4tYEbwjqILDcsg3TC?usp=sharing