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Aperfeiçoamento em Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social

   

O curso Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social busca atender as demandas de formação continuada de profissionais da educação, da saúde, da segurança, da assistência social, entre outros; pesquisadores; gestores em políticas públicas; profissionais vinculados à área social e/ou da sociedade civil organizada; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais e partidos políticos, de modo integrado e intersetorial. Pretende-se convidar os participantes a conhecer o panorama conceitual e empírico sobre juventudes no Brasil e na América Latina, escola e seus desafios, as violências nas escolas, diagnóstico participativo e plano de ação, a fim de aprofundar leituras, análises, debates para uma melhor compreensão de temas contemporâneos.



• INFORMAÇÃO GERAL DO CURSO
Período: 2020/2021
Coordenação: Miriam Abramovay
Nível: Aperfeiçoamento
Modalidade: A distância
Carga horária: 150
Data de início: 09/2020
Data de conclusão: 03/2021

• MAIS INFORMAÇÕES

Realização: Flacso Brasil
Coordenação Acadêmica: Miriam Abramovay
Curso de Aperfeiçoamento, 150 horas, a distância
Duração: 6 meses
Início: Setembro de 2020
Inscrições: de 15 de abril a 20 de agosto de 2020
Certificação: Aperfeiçoamento em Educação e Juventudes


Objetivos


O curso de Aperfeiçoamento “Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social” tem como objetivo realizar formação destinada a promover a reflexão e novas práticas, a partir de abordagens interdisciplinares buscando fundamentos teóricos e éticos quanto aos direitos e à construção da cidadania para uma melhor compreensão do universo juvenil e da escola. Pretende-se fornecer instrumentos e ferramentas conceituais, teóricas e práticas que permitam discutir as juventudes e as violências, a participação dos jovens no contexto atual, as violências e convivência escolar, analisando efeitos e sua vinculação com a participação e a formação cidadã.


O curso em pauta faz parte de ações voltadas à formação continuada de estudantes, profissionais, graduados e interessados no tema, sendo um convite para pensar, propor e executar novos modelos de escola. Trata-se de um aporte teórico-prático fundamental no sentido de aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes, na perspectiva da construção de uma melhor compreensão sobre as juventudes, seu papel na sociedade e de ambientes escolares mais propícios ao pleno desenvolvimento dos sujeitos envolvidos, usuários de seus serviços.


Lidar com adolescentes e jovens exige uma revisão permanente de conceitos, categorias e formulações, na perspectiva de potencializar os processos educativos afim de mudar o clima escolar e as relações sociais nas escolas.


Público envolvido


Profissionais da educação; pesquisadores; gestores em políticas públicas; profissionais vinculados à área social e/ou da sociedade civil organizada; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais e partidos políticos.


Período


As aulas terão início em setembro de 2020 e conclusão prevista para março de 2021, prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso.


Estrutura curricular


Abertura com vídeo-aula: Antonio Gois


“Panorama sobre Educação no Brasil a partir da cobertura jornalística”


1. Contextualizando as juventudes e violências (50 horas)
1.1. Metodologia de pesquisa 1
1.2. Juventudes, direitos e perspectivas de inclusão social
1.3. Juventudes e Violências
1.4. Juventudes, Escola, novas tecnologias e Educomunicação


ATIVIDADE AVALIATIVA: fichamento das leituras obrigatórias do módulo 1 e debate no fórum.


2. Violências nas escolas (50 horas)
2.1. Violências nas Escolas
2.2. Bullying e cyberbullying nas escolas
2.3. Convivência escolar


ATIVIDADE AVALIATIVA: fichamento das leituras obrigatórias do módulo 2 e debate no fórum.


3. A Escola e seus desafios (50 horas)
3.1. A função social da Escola
3.2. Escola e Família
3.3. Diagnóstico participativo e plano de ação
3.4. Metodologia de pesquisa 2


ATIVIDADE AVALIATIVA: fichamento das leituras obrigatórias do módulo 3 e debate no fórum.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO


Requisitos para ingresso no curso:
• Formulário de inscrição abaixo;
• Documento nacional de identificação ou passaporte (para estrangeiros);
• Comprovante de escolaridade (diploma de graduação e histórico escolar em nível superior completo ou diploma e histórico escolar do ensino médio);
• Currículo ​Lattes ou Vitae.


Investimento


À vista: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
Em 2 x de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) = R$ 500,00 (quinhentos reais)


Pagamento por boleto ou transferência bancária.

Consultas: juventudes@flacso.org.br




Acesso ao sistema de inscrição >>